Uma reforma urbana através da padronização de calçadas e da expansão de ciclovias. Esses são os objetivos principais do Plano de Mobilidade Urbana de Maceió (PlanMob), que está sendo traçado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla). Nesta segunda-feira (31), o projeto foi apresentado ao prefeito Cícero Almeida. Nesta terça-feira (1º), haverá audiência pública, às 8h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), para discutir a primeira etapa da implantação. “É muito difícil retroceder e procurar reparar os danos do passado que motivaram em tantas intervenções irregulares. No entanto, nossa meta é promover a acessibilidade, deixar o trânsito livre”, ressaltou Cícero Almeida, acrescentando, como exemplo disso, as avenidas Lagunar e Presidente Lula, que serão projetadas.
A primeira delas, a Lagunar, ligará a área do Mercado da Produção à orla lagunar até a Fernandes Lima. Já a Presidente Lula terá mais de seis quilômetros de extensão.
Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Márzio Delmoni, o importante é fazer com que seja resgatado o sentido de calçada, ou seja, sejam elaboradas intervenções para que sigam um padrão e não representem fragmentos.
Isso tudo consta no anteprojeto de Calçadas e Travessais, que pretende regularizar e qualificar as calçadas da cidade para, assim, melhorar os passeios e diminuir os obstáculos, sobretudo entre as pessoas com mobilidade reduzida.
O PlanMob pretende também criar uma rede cicloviária contínua e extensiva, interligando os principais origens e destinos.
Fonte: SECOM - Maceió