Notícia

Por, Bairros de Maceió - 29/07/2016

Eixto Quartel - momento histórico para a mobilidade urbana de Maceió

Fernandes Lima ganha primeira via alternativa para escoamento do trânsito
Eixo Quartel terá 6 km e representa um momento histórico para a mobilidade urbana na capital


Maceió vivenciou um ato histórico na manhã desta quinta-feira (28), com a assinatura da ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos de construção do Eixo Quartel pelo governador do Estado, Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
Esperado há anos por toda população que diariamente sofre com o caos em horários de pico no principal corredor de transportes, a Avenida Fernandes Lima, o Eixo Quartel servirá como mais uma alternativa viária à população, dinamizando o trânsito na parte da alta da capital.

O advogado José Elias Silva enfrenta diariamente o trânsito intenso da Avenida Fernandes Lima para ir ao trabalho. “Todos os dias, no horário da manhã, levo cinquenta minutos para sair da Gruta e chegar ao centro da cidade. O congestionamento é terrível. Acredito que com o Eixo Quartel fornecendo mais uma alternativa para escoamento do trânsito, as coisas vão melhorar, agilizando a vida de todos nós que utilizamos essas vias cotidianamente”, avalia.

O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se mais uma nova alternativa de circulação viária na região Metropolitana de Maceió.
O projeto compreende ainda a construção de um segundo eixo viário, denominado Eixo Cepa, cuja ordem de serviço será dada nos próximos dias. Este, por sua vez, terá cerca de nove quilômetros de extensão, com início no Ibama, no bairro da Gruta,  se estendo até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo a ladeira do Teobaldo.

As obras acontecerão simultaneamente nos dois eixos e têm previsão de término dentro de quatro meses. Elas são necessárias à futura implantação do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), outro importante passo para promover mobilidade à capital alagoana.
Secretário Mosart Amaral ressaltou a importância do poder de articulação do governador Renan Filho. “Não foi fácil conseguir a liberação para construir uma via que cortasse o Quartel. A capacidade de articulação e de resolver as questões que o governador Renan Filho tem fez com que hoje nós pudéssemos assinar essa ordem de serviço”, ressaltou Mosart.

Font    http://agenciaalagoas.al.gov.br/   conteúdo de Manuela Mattos e Thiago Tarelli 




Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top